A NOSSA HISTÓRIA

A ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE VILA MEÃ, foi fundada a 16 de Abril de 1981.
Antiga a pretensão das gentes de Vila Meã na criação de uma instituição tendo como objeto principal a proteção de pessoas e bens, designadamente o socorro a feridos, doentes ou náufragos e a extinção de incêndios, detendo e mantendo em atividade, para o efeito, um corpo de bombeiros voluntários.
Distante de qualquer outra corporação que pudesse intervir nas horas mais difíceis, preocupava todos os Vilameanenses e toda a região a criação de um corpo de bombeiros local que estivesse disponível e pronto a acudir quantos em qualquer momento da vida são ameaçados e castigados pelo infortúnio.
Sabíamos todos que a missão não seria fácil. Só conseguiríamos se a comunhão de esforços estivesse permanentemente na primeira linha da vontade individual e coletiva.
Desse propósito nasceu uma união de autarcas, empresários e cidadãos, que levaram a bom termo o propósito e a 16 de abril de 1981 foi dado o passo formal da criação.
Vieram outros desafios: as instalações, os equipamentos e a massa humana necessária e fundamental.
Se, relativamente às duas primeiras, se lutou a vários níveis da sociedade e do poder instituído e se conseguiu, Vila Meã inteiro respondeu “PRESENTE” e de imediato se formou corpo ativo, comando e dirigentes, completamente disponíveis numa missão de altruísmo que hoje se mantem.
Não foi sempre fácil o percurso da Associação.
Fruto das lógicas dos tempos e das vidas individuais, momentos difíceis sempre foram superados pelo essencial: presença permanente de quantos juraram cumprir os objetivos, o propósito dos fundadores e das gentes na sua dependência.
Ser Bombeiro, ser Comando, ser Dirigente desta Associação é motivo de empenho e orgulho de TODOS.
Vila Meã e toda a área de intervenção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Meã sabem, reconhecem, estimulam e apoiam os seus Bombeiros.
Valeu a pena !!!

Presidente da Assembleia Geral